"Todo o crédito pertence ao homem que está de fato na arena; cuja face está arruinada pela poeira e pelo suor e pelo sangue; aquele que luta com valentia; aquele que erra e tenta de novo e de novo; aquele que conhece o grande entusiasmo, a grande devoção e se consome em uma causa justa; aquele que ao menos conhece, ao fim, o triunfo de sua realização, e aquele que na pior das hipóteses, se falhar, ao menos falhará agindo excepcionalmente, de modo que seu lugar não seja nunca junto àquelas almas frias e tímidas que não conhecem nem vitória nem derrota."


BLOG MELHOR VISUALIZADO NO MOZILLA FIREFOX!

17 de nov de 2011

SERÁ ???

Maratona não é saudável


Ultimamente meus alunos e outros amigos corredores têm falado por aí: “O Renato é contra maratona!”. É verdade: tenho insistido que correr faz muito bem para a saúde, desde que com moderação. Muitos argumentam que não conseguem se motivar treinando para provas “curtas”, como a meia-maratona. Dez quilômetros então, nem pensar! Imagine se fizéssemos um paralelo com a  comida, o estrago seria grande. Imagine alguém que não consegue comer apenas uma  fatia de bolo de chocolate. Precisa comer o bolo inteiro… Já sabemos qual é o resultado nesse caso.  Será que precisa ter uma relação compulsiva também com a corrida?
Há diversos estudos sobre os efeitos da maratona no organismo. Encontrei um bem interessante — ou  bem assustador. Um estudo de 2006, conduzido por um grupo de médicos norte-americanos, analisou o exame de sangue feito 30 minutos antes e 30 minutos após o término da maratona de Boston de 2005. Ao todo, 24 maratonistas participaram da pesquisa, eles tinham 49 anos em média. Todos concluíram a maratona. Os resultados?
A mieloperoxidase (MPO), um marcador de inflamação e que tem sido associado a doenças coronarianas aumentou, em média, 222%  após a maratona! Novamente, este não é o único estudo a apontar que a maratona provoca inflamação em vários tecidos, inclusive no músculo cardíaco. Os próprios autores desta pesquisa concluem que estes maratonistas impuseram grande stress ao corpo, inclusive correndo o risco de sofrer um enfarto.
Assim como as maratonas, há muitas provas interessantes de 5 e 10 quilômetros espalhadas pelo nosso Brasil e pelo mundo. E até uma meia maratona, de vez em quando, também pode ser uma experiência muito agradável. Meu apelo é para que pensemos em praticar a corrida com moderação, como um caminho para a boa saúde – e não o contrário.
1-2006. Melanson, S. E. F.; et all. Elevation of Myeloperoxidase in Conjunction With Cardiac-Specific Markers After Marathon Running. Am J Clin Pathol 126:888-893.
Por Renato Dutra - Blog Chegada (Revista Veja)

5 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Fábio, bom assunto !!! eu sinceramente tenho mto respeito e até medo de uma maratona.
Humildemente, acho q maratona não é para todos corredores. |Pois o desgaste deve ser exagerado.
Eu qro correr mto rápido ainda uma meia ( tipo sub 1h20) hj estou em 1h37. (entao tenho mto chao ainda).
Daqui uns 3 anos tvz e se estiver mto preparado farei uma só p ver.
Mas acho q qm quer mto, deve treinar mto e ir com calma e fazer, nem q faça várias tentativas e só continue se estiver bem.
Valeu, abraços

ah, já li q para amadores, o coração incha e demora até 3meses p voltar ao normal. Assim, ve-se q não é brincadeira. (nesse texto q fiquei com medo. he he he )

corridaderuams.blogspot.com

Jorge disse...

---------\\\\|/---------
--------(@@)-------
--ooO--(_)--Ooo--
Fabão muito bom o assunto abordado aqui parabéns...Praticar esportes seja curta ou longa distÂncia é muito bom mais devemos praticar com moderação.

Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Corrida Feliz disse...

Gostei do post! Bom saber dos riscos reais de uma maratona!!
O pessoal está na febre da corrida e acaba fazendo muitos kms sem preparo algum e abusam do próprio corpo, depois sofrem as conseqüências. Eu mesma, corri 10km sem preparo e fiquei com muita dor no joelho, impossibilitando a continuação e evolução nos treinos. Agora estou melhor, mas alongo bem e estou aumentando o ritmo e a distancia aos poucos!!
Bons treinos
Fernanda
http://www.corridafeliz.blogspot.com/

Giba ( Junior ) disse...

Excelente matéria ....
Adorei ....
Obrigado pela visita e pelo post em meu Blog...
Sds
Giba
correndopelacidade.blogspot.com.br

Corredora Feliz disse...

Também partilho a mesma opinião. Me disseram que só fraco não corre uma maratona. Não é bem assim, admiro quem consegue correr uma maratona, mas temos que saber de nossos limites e não desafia-los a ponto de nos prejudicarmos.
Otimo assunto, gostei muito. Abraços